<< Chapter < Page | Chapter >> Page > |
No capítulo de fundamentos de arquitetura, mostramos que as decisõesarquiteturais devem possuir uma descrição, objetivos e alguma fundamentação. Estesatributos se tornam essenciais ao processo de design das decisões, pois representam,respectivamente, o que deve ser feito , para que deve ser feito e a justificativa da solução . No entanto, há outros atributos que são especialmenteúteis quando precisamos documentar as decisões arquiteturais. São eleso escopo, o histórico, o estado atual e as categorias da decisão arquitetural.
Entre as vantagens que eles proporcionam, podemos dizerque esses atributos facilitam a manutenção de um registro histórico das decisõese a rastreabilidade entre requisitos e elementos do software. A seguir,mostramos cada atributo de uma decisão arquitetural separadamente:
O atributo de descrição, como já mencionamos no capítulode fundamentos, é simplesmente a descrição da decisão, que mostrao que foi decidido na arquitetura. Na descrição, podemos encontrar(1) quais elementos arquiteturais devem estar presentes, caso sejauma decisão existencial; (2) quais propriedades devem se manifestarnos elementos ou quais regras ou princípios de design devem serseguidos, caso seja uma decisão de propriedade; ou (3) qual metodologiadeve ser seguida, como o time deve ser dividido para a implementaçãodos módulos ou qual ferramenta deve ser utilizada para integração,caso seja uma decisão executiva.
A descrição pode ser representada usando diversaslinguagens, podendo ser textuais ou gráficas e formais ou informais.A escolha da linguagem que será utilizada na descrição dependedos objetivos da decisão e dos stakeholders interessados. Se,entre os seus objetivos, queremos que a decisão permita também geraçãoautomática de parte da implementação, análise baseada em modelos ou simulações,ou verificação de conformidade, a descrição deve utilizar linguagensformais ou semiformais que facilitam estas atividades. Por outro lado,se esperamos que a decisão apenas informe que elementos devem estarna arquitetura e suas características, mas não esperamos geração, análiseou verificação automáticas, linguagens semiformais ou mesmo informaispodem ser utilizadas, como a língua Portuguesa ou diagramas “caixase setas”, desde que a ambiguidade seja evitada por meio de legendasou explicações mais detalhadas.
Notification Switch
Would you like to follow the 'Arquitetura de software' conversation and receive update notifications?