<< Chapter < Page | Chapter >> Page > |
As visões são concretizações do que chamamos pontos de vista arquiteturais Viewpoints , de acordo com o padrão ISO/IEEE 1471-2000,ou viewtypes (tipos de visão), de acordo com Clements et al em Documenting Software Architectures: Views andBeyond . . Um ponto de vista arquitetural é a especificação dos elementos conceituaisque devem ser usados para se construir uma visão. Um ponto de vista apresentatambém qual o seu propósito e quem sãoos stakeholders interessados nas visões criadas a partir dele. Em outras palavras,um ponto de vista arquitetural é definido como:
Para documentarmos a arquitetura, devemos definir um conjunto pontos de vistaque servirão de base para as visões da arquitetura e que estarão presentes nodocumento. Cada visão terá uma ou mais decisões arquiteturais, que serão descritasa partir dos elementos, conexões e técnicas definidos pelo ponto de vista a que pertence.
Como já existem diversos conjuntos de pontos de vista prontos parauso na literatura, não há motivo para criarmos o nosso próprio conjunto. Portanto, a seguir,apresentamos alguns conjuntos os quais achamos essencial o conhecimento. São eles:
O conjunto de pontos de vista 4+1 de Kruchten foi descritoinicialmente no artigo The 4+1 View Model of Architecture [link] e é um dos primeiros a serem descritos na literatura.Inicialmente, os pontos de vista são chamados pelo autor de visões. No entanto,se analisarmos a definição e o uso das visões empregados pelo autor, percebemosela são compatíveis com nossas definições e usos dos pontos de vista.
O conjunto é composto por quatro pontos de vista, sendo cadaum especializado em um aspecto da arquitetura, e um ponto de vista redundante, quecontém cenários de uso. Os pontos de vista mais relevantes desse conjuntosão: Lógico , de Processos , de Desenvolvimento e Físico . Como o conjunto de Rozanski e Woodsé uma evolução do 4+1, ao descrevê-lo na seção a seguir, apresentaremos melhoros pontos de vista de Kruchten.
Outro conjunto importante de pontos de vista é o descrito porRozanski e Woods no livro Software Systems Architecture: Working WithStakeholders Using Viewpoints and Perspectives [link] . Ele é uma evolução do conjunto 4+1, pois adicionadois novos pontos de vista ao conjunto de Kruchten, e provê mais informaçõesque ajudam no design do que na documentação.
Notification Switch
Would you like to follow the 'Arquitetura de software' conversation and receive update notifications?