<< Chapter < Page | Chapter >> Page > |
Como exemplos de análises baseadas em modelos, podemoscitar o uso da linguagem Wright para a verificação de ausênciade deadlocks Técnica apresentada por Allen e Garlan no artigo A Formal Basis for ArchitecturalConnection [link] e o uso da linguagem de modelagem MetaH para análise de propriedades confiabilidade e segurança ( safety ) Mais informações sobre a linguagem MetaH podem ser encontradas no site: (External Link) .
Análises baseadas em simulações se utilizam de modelosexecutáveis da arquitetura para extrair características do softwareou de partes dele. Assim como a análise baseada em modelos, essetipo de análise também se utiliza de ferramentas que automatizamo processo, deixando-o mais barato. No entanto, este tipo de análiseproduz resultados restritos às propriedades dinâmicas do softwaree estão sujeitas às imprecisões dos modelos de execução.
Para possibilitar a execução, as representações utilizadasdevem ser formais, o que diminui sua aplicação na indústria, masque proporciona resultados mais precisos em relação às qualidadesestruturais, comportamentais ede interação entre as partes do software, como por exemplo qualidadesde desempenho e confiabilidade.
Como exemplos de análises baseadas em simulações,podemos citar o uso de simulação de eventos discretos para análisede desempenho ou o uso da ferramenta XTEAM A ferramenta eXtensible Tool-chain for Evaluationof Architectural Models (XTEAM) é descrita por Edwards et al no artigo Scenario-Driven Dynamic Analysis of DistributedArchitectures [link] . , que utiliza ADLs e processos de estado finito paradiferentes tipos de análises arquiteturais.
Por fim, a documentação permite rastreabilidade entre os requisitose os elementos da arquitetura e implementação que satisfazem esses requisitos. Aodocumentar as decisões arquiteturais, registramos (1) seus objetivos, quenormalmente são qualidades a serem alcançadas pelo software, e (2) comoesses objetivos são alcançados, por meio da descrição dos elementos quecompõem o sistema e suas relações e regras de design que devem ser respeitadasdurante a implementação. Este registro serve de ponte entre dois extremosdo processo de desenvolvimento: os requisitos e a implementação, e assimpermite a navegação entre pontos relacionados, sejam eles requisitos, decisões dedesign ou partes da implementação.
Notification Switch
Would you like to follow the 'Arquitetura de software' conversation and receive update notifications?