<< Chapter < Page | Chapter >> Page > |
Esta categoria de inspeção serve para verificarum conjunto amplo de propriedades da arquitetura e faz uso de múltiplasrepresentações do design, tanto em linguagens formais, quanto informais.Por ser um processo essencialmente manual, é um tipo de análise maiscaro do que os de outros, mas que possibilita também a inspeção embusca de qualidades menos formais do software, a exemplo de escalabilidade,manutenibilidade ou operabilidade. Outra vantagem deste tipo de análiseé a de permitir o uso de representações informais ou parciais do designda arquitetura, além de possibilitar a análise considerando múltiplosobjetivos de múltiplos stakeholders.
Como exemplos de análises baseadas em inspeções,podemos citar alguns métodos de avaliação de arquitetura criadospelo Software Engineering Institute , da Carnegie Melon University : o Software Architecture Analysis Method (SAAM), o Architectural Trade-Off Analysis Method (ATAM) e o método Active Reviews for Intermediate Designs (ARID). Podemos encontrar a descrição desses métodosno livro Evaluating Software Architectures , de Paul Clements et al [link] .
Análises baseadas em modelos são menos custosas doque as baseadas em inspeções, uma vez que demonstram maior nívelde automação. Este tipo de análise utiliza ferramentas que manipulamrepresentações da arquitetura com o objetivo de encontrar algumasde suas propriedades. Para possibilitar a manipulação, as representaçõesdevem ser escritas em linguagens formais ou semiformais como ADLs( architecture description languages ou linguagens de descrição de arquitetura), como por exemplo, ACME, SADL eRapide, máquinas de estado finito ou UML.
Esta categoria de inspeção é utilizada na buscade propriedades formais da arquitetura, como corretude sintática ou ausênciade deadlocks e, apesar de seu alto grau de automação, pode necessitar que o arquitetoguie a ferramenta de inspeção utilizada considerando os resultados parciais.Uma desvantagem desta categoria é seu desempenho na análise degrandes sistemas. Uma vez que as representações da arquitetura podemlevar à explosão de estados, a análise de todo o espaço de estadosdo sistema pode ser inviável. Portanto, é comum que apenas partes da arquiteturasejam analisadas – de preferência partes mais críticas.
Notification Switch
Would you like to follow the 'Arquitetura de software' conversation and receive update notifications?