<< Chapter < Page | Chapter >> Page > |
Uma decisão existencial é aquela que indica a presença de umou vários elementos arquiteturais no design e na implementação.
Os elementos arquiteturais já foram apresentados anteriormente,mas vamos relembrá-los aqui. Estes elementos são as partes em que o softwareé dividido e podem ser classificadosem dois tipos: elementos arquiteturais estáticos e elementos arquiteturaisdinâmicos. Os elementos estáticos descrevem a estrutura do sistema em tempo dedesign e são constituídos de elementos de software (por exemplo, classes,pacotes, procedimentos, serviços remotos), elementos de dados (por exemplo, entidadese tabelas de bancos de dados, arquivos ou classes de dados), e elementos dehardware (por exemplo, servidores em que o sistema vai executar ou armazenardados). Por sua vez, os elementos dinâmicos descrevem o comportamento do sistemaem tempo de execução e entre eles podemos incluir processos, módulos, protocolos,ou classes que realizam comportamento. Note que as relações entre os elementosarquiteturais, tanto estáticos quanto dinâmicos, são representadas tambémcomo elementos arquiteturais. Estes elementos são chamados de conectorese podem ser associações, composições, generalizações, entre outros.
No [link] , observamos uma decisão arquitetural que divideo SASF em diversos módulos menores, constituindo assim uma decisão existencialque define diversos elementos e as relações entre si.
Já no [link] , observamos uma decisão arquitetural que tambémdita a presença de elementos na arquitetura do SASF. No entanto, ao contrário doexemplo citado anteriormente que dita elementos estruturais do software,o [link] dita elementos comportamentais esperados nele. Assim,podemos encontrar decisões existenciais que sejam decisões estruturais ou comportamentais.As decisões comportamentais são mais relacionadas à implementação dos requisitosde qualidade.
[Decisão Arquitetural 005]Os dados do Cadastro de Usuários e do Cadastro de Filmes devem ser particionados horizontalmente.
Objetivo : Distribuir carga, melhorar o desempenhoe aumentar o número de pontos de falhas.
Motivação : Ao particionar horizontalmenteos dados, permite-se a distribuição da carga de requisições entre váriosservidores de armazenamento, que estarão executando instâncias doSGBDR. Com menor carga, o desempenho pode ser melhorado. Além disso,caso uma partição fique inacessível (por falha, por exemplo), partedos dados ainda estarão acessíveis, não inviabilizando o sistema porcompleto.
Notification Switch
Would you like to follow the 'Arquitetura de software' conversation and receive update notifications?