<< Chapter < Page Chapter >> Page >

Toda decisão é feita com um ou vários objetivos. Assim,a segunda característica trata de explicitar qual o objetivo dedada decisão, normalmente, permitindo ou restringido um conjunto de atributosde qualidade do sistema. Vale notar que, para atender aos atributosde qualidade do sistema (que podem ser muitos), uma arquitetura poderápossuir dezenas ou mesmo centenas de decisões arquiteturais.

(continuação da [Decisão Arquitetural001]) Objetivo : Essa divisão diminui o acoplamentoentre os elementos internos da arquitetura, facilitandoo desenvolvimento e a manutenção. TODO: Adicionar os drivers dessa decisão: o Requisito(s) Não-Funcional(is) XX presente(s)no Apêndice. Exemplo de requisito: [RNF 01]Ter mais de uma interface gráfica.

Por fim, uma decisão arquitetural só pode ter sido alcançadaem meio a alternativas com algum embasamento ou fundamentação. Então,cabe ao arquiteto explicitar por que tal decisão foi tomada, sejapor ser um padrão conhecido na indústria, seja por conhecimentoprévio de como satisfazer os objetivos em questão, ou pela atual decisãoter mostrado os melhores resultados em meio a uma avaliação préviadas alternativas.

(continuação da [Decisão Arquitetural001]) Motivação: Projetar os elementos internos do sistema de modo que cadaum pertença a apenas uma camada lógica ajuda a aumentar a coesãoe diminuir o acoplamento. A coesão aumenta, pois cada elementoserá desenvolvido com o objetivo de ser parte da apresentação,da lógica ou da persistência do sistema. Dessa maneira,cada elemento terá sua responsabilidade bem definida, mesmo que emalto nível. Como a comunicação entre as camadas é pré-definida,a de seus elementos também é: elementos da camada de apresentaçãonão se comunicarão com elementos da camada de persistência,por exemplo. Assim, o acoplamento entre elementos internos seráanálogo ao acoplamento entre camadas. Com o baixo acoplamento,o desenvolvimento e a manutenção dos elementos também é facilitado,seja por possibilitar o desenvolvimento independente, seja por mudançasem um elemento terem menor impacto nos outros.

Rastreabilidade

Vale notar que decisões definem que elementos comporãoo sistema. No exemplo anterior, podemos observar que a decisãodefine elementos como plug-ins, pontos de extensão, etc. Assim,por relacionarem atributos de qualidade (ou requisitos) a elementos arquiteturais,as decisões contidas numa arquitetura facilitam o chamado rastreamento de requisitos .

Get Jobilize Job Search Mobile App in your pocket Now!

Get it on Google Play Download on the App Store Now




Source:  OpenStax, Arquitetura de software. OpenStax CNX. Jan 05, 2010 Download for free at http://cnx.org/content/col10722/1.9
Google Play and the Google Play logo are trademarks of Google Inc.

Notification Switch

Would you like to follow the 'Arquitetura de software' conversation and receive update notifications?

Ask