<< Chapter < Page | Chapter >> Page > |
Por outro lado, elementos dinâmicos definem o comportamento dosistema. Esse tipo de elemento reflete o sistema durante a execução e neleestão incluídos processos, módulos, protocolos, ou classes que realizamcomportamento. Elementos dinâmicos também descrevem como o sistema reagea estímulos internos e externos, como mostrado no exemplo a seguir.
Ainda na arquitetura do SASF, podemos também observaro sistema sob uma ótica dinâmica. Essa exibe seus elementos dinâmicos,a exemplo dos diversos processos executando nas diversas máquinasque compõem o sistema. Esses processos pertencem aos servidores de aplicação,aos serviços de armazenamento, ou mesmo aos navegadores dos usuários.
Note que quando examinamos os elementos arquiteturaisde um sistema, tanto os estáticos quanto os dinâmicos, devemos tambémprestar atenção nas relações que os ligam. Essas relações são importantes,pois especificam a comunicação e o controle da informação e docomportamento que formam o sistema. Assim, as relações definem diversosaspectos do sistema, por exemplo, quais dados do objeto da classeA são visíveis pelos objetos da classe B; ou quantas leituras concorrentessão feitas no elemento C; ou ainda como o elemento D é autorizadoa escrever dados no elemento E. Dessa maneira, essas relações têmefeito sobre atributos de qualidade do sistema, sejam os percebidospelos usuários, ou os percebidos pelos desenvolvedores. Os exemplosseguintes mostram casos de como relações entre elementos arquiteturaisafetam atributos de qualidade.
Se dividirmos a arquitetura do SASF em trêscamadas (apresentação, lógica de negócio, e persistência),a camada de persistência pode ser um recurso compartilhadopor diversas instâncias da lógica de negócio. Se temosdiversas instâncias da lógica de negócio, mesmo que algumassaiam do ar, as restantes proverão disponibilidade ao sistema,desde que a camada de persistência (e.g., o banco de dados) nãofalhe. Além disso, o compartilhamento do banco de dados pode significartambém o acesso concorrente ao mesmo. Assim, quando umainstância da lógica de negócio lhe faz uma requisição, essarequisição lhe será respondida mesmo que outras instânciasestejam fazendo o mesmo (obviamente, isso só ocorre se alguma instânciada lógica de negócio não esteja realizando alguma requisiçãoque precise de acesso exclusivo aos dados).
Notification Switch
Would you like to follow the 'Arquitetura de software' conversation and receive update notifications?