<< Chapter < Page | Chapter >> Page > |
Os stakeholders têm grande influência no design da arquitetura porque são eles que impõem os requisitos que o sistema deve atender. Por isso, para entendermos essa influência, devemos estudá-los. Os stakeholders demonstram essa influência porque possuem diversas responsabilidades durante o ciclo de vida do software. Neste capítulo apresentamos quem são os stakeholders do software mais comuns e suas características. As mensagens deste capítulo são:
Uma vez que os atributos de qualidade do software são proporcionados, principalmente, por sua arquitetura e é por meio dos atributos de qualidade que o software atende aos requisitos não-funcionais, devemos estudar esses atributos. Este capítulo trata tanto dos requisitos não-funcionais quanto dos atributos de qualidade, enfatizando suas relações e ferramentas de design úteis para o alcance dos atributos. Usamos o modelo ISO/IEC 9126-1:2001 – mas não nos restringimos a ele – para definir a qualidade de software e os atributos que ele deve exibir para tanto. As mensagens deste capítulo são:
Ao introduzirmos design de software, citamos alguns princípios e técnicas que são fundamentais ao processo, pois facilitam a representação e a escolha da solução entre as alternativas de design. No entanto, não fomos explícitos sobre como estes princípios e técnicas são fundamentais ao processo de design arquitetural. Já no capítulo sobre atributos de qualidade, mencionamos a existência de táticas arquiteturais que ajudam na implementação de alguns requisitos de qualidade, mas não apresentamos essas táticas a não ser de forma breve e apenas por meio de exemplos.
Este capítulo, por sua vez, tem como objetivo tanto apresentar os princípios de design em nível arquitetural, quanto apresentar algumas táticas arquiteturais que implementam requisitos de qualidade. Neste capítulo, descrevemos os seguintes princípios de design arquitetural:
Além disso, apresentamos diversas táticas arquiteturais para alcançarmos os seguintes atributos de qualidade:
Depois de entender os conceitos, a importância e ter noções de design de arquitetura, o leitor precisar saber como capturar a informação arquitetura e documentá-la. Conceitos de visões arquiteturais são introduzidos para facilitar a documentação das diferentes dimensões que uma arquitetura apresenta. Este capítulo pretende ser agnóstico a linguagens ou modelos de documentação de arquitetura, mas apresenta um exemplo de como fazê-lo. As mensagens deste capítulo são:
Notification Switch
Would you like to follow the 'Arquitetura de software' conversation and receive update notifications?