<< Chapter < Page | Chapter >> Page > |
Os usuários do SASF também podem avaliar e escrever críticassobre os vídeos que já assistiram. Essa avaliação é feita através de umanota dada ao filme. O SASF possui cerca de dois bilhões de notas já registradas,que podem ou não vir acompanhadas de uma crítica escrita sobre o filme.Essas críticas, inicialmente, não possuem limites de tamanho. Vale também observarque apenas cerca de 5% da notas são acompanhadas de críticas escritas,mas que totalizam cerca de 100 milhões de textos sobre filmes do acervo doSASF.
Note que avaliação e críticas não são as únicas informaçõesrelacionadas a cada vídeo do acervo. Cada vídeo possui ainda fotos de divulgação,trailers, sinopse, lista de usuários que já alugaram e lista de usuárioscom o filme na fila de locação. Essas informações devem sempre estar disponíveisao usuário para ajudá-lo na decisão de alugar um filme.
Por fim, observamos que o SASF disponibiliza um grandevolume de informação, seja para o usuário comum, através do streaming , da busca ou do aluguel de filmes, sejapara o administrador, através da monitoração e ação sobre o estado do sistema. Essevolume de informação aumenta naturalmenteo tempo de resposta dessas operações. Por outro lado, tempos de respostaacima do especificado ou acima da expectativa do usuário contribuem para o fracassode um sistema. Assim, as diversas operações providas pelo SASF devem ser realizadasna velocidade da satisfação de cada usuário em questão.
No SASF, diferentes classes de usuários têm diferentesoperações à sua disposição. Além disso, essas operações são bastante diferentesentre classes de usuários. Por exemplo, um administrador pode obter a velocidademédia da realização da operação de aluguel executada por dado conjuntode servidores ao longo da última semana, enquanto um usuário quer apenas veras cinco últimas críticas a determinado filme. Por isso, todas as operaçõesdisponíveis não terão o mesmo tempo de resposta, mas tempos diferentesde acordo com o volume de dados que opera, sua criticidade, e o stakeholder envolvido. Isto será observado ao longo do livro, além de estar descrito deforma mais estruturada no Apêndice XXX, que apresenta fragmentos do documentode requisitos do SASF. Ainda falta escrever o apêndice, mostrando requisitosfuncionais não-funcionais numerados, para tracking, e com valores quantificáveis.
Como podemos observar através de suas capacidades, o SASF se mostra umestudo de caso significativo devido à sua relativa complexidade de seus requisitos.Esses requisitos dificultam ou mesmo impossibilitam seu desenvolvimento se não houver um mínimode planejamento para atendê-los ou ainda caso não seja adotada uma abordagem, digamos, arquitetural para atendê-los.
Nos próximos capítulos estudaremos os aspectos fundamentais paraque possamos desenvolver um sistema como o SASF e, passo a passo, mostraremos comoesses aspectos se aplicam ao estudo de caso em questão.
Notification Switch
Would you like to follow the 'Arquitetura de software' conversation and receive update notifications?