<< Chapter < Page | Chapter >> Page > |
Como já foi observado, os atributos não existem isoladamentee, por afetarem partes em comum da arquitetura, afetam também outros atributosde qualidade. Eis que surgem os trade-offs entre os atributos de qualidade. Por exemplo, um sistema mais portável teráseu desempenho afetado negativamente, pois necessita de mais camadas de softwareque abstraiam o ambiente que pode ser mudado. Já no caso do SASF, para seobter um nível de segurança capaz de realizar autorização e autenticação,a usabilidade do software é prejudicada, uma vez que o usuário deve ser obrigadode lembrar sua senha ou mesmo ter o fluxo de ações interrompido para queinsira suas credenciais.
É papel do arquiteto conhecer e resolver os trade-offs entre os atributos de qualidade durante as fases de design e implementação.Por isso, ao apresentar algumas técnicas para alcance da qualidade, apresentaremostambém quais atributos são influenciados positiva e negativamente.
Uma grande gama de atributos podem ser citados. Tantoque, a seguir, quando apresentamos uma lista deles, restringiremo-nosa apenas um modelo de qualidade. Esses atributos podem interessar a váriosenvolvidos no ciclo de vida do software, como usuários e desenvolvedores. Dosexemplos citados anteriormente, podemos dizer que desempenho e usabilidadesão atributos importantes a usuários, enquanto custo e planejamento são maisimportantes aos desenvolvedores.
Para avaliar a qualidade de um software, o ideal seria usar todosos atributos de qualidade que conhecemos. No entanto, é inviável adotar esta abordagemem um processo de desenvolvimento que possua tempo e dinheiro finitos devido à grandequantidade de dimensões Em Inglês, alguns autores se referem aos atributos dequalidade usando o sufixo -ilities , que é comum ao nome de vários atributos.Podemos perceber isso na lista de qualidades presente no endereço: (External Link) . Em Português, poderíamos nos referira -idades , mas preferimos usar dimensões , propriedades ou mesmo qualidades . do software que poderíamos avaliar. Para facilitar o processo de avaliaçãodurante o desenvolvimento, foram desenvolvidos o que chamamos de modelos de qualidade . Modelos de qualidade têm como objetivofacilitar a avaliação do software, organizando e definindo quais atributos de qualidadesão importantes para atestar a qualidade geral do software. Alguns exemplos significativosde modelos de qualidade são os de Boehm [link] , o de McCall [link] e o contido no padrão ISO/IEC 9126-1:2001 [link] . Vamos descrever melhor este último, para assim termos umamelhor noção de quais atributos de qualidade procuramos que a arquitetura permita aosoftware.
Notification Switch
Would you like to follow the 'Arquitetura de software' conversation and receive update notifications?