<< Chapter < Page | Chapter >> Page > |
Grande parte do trabalho de um arquiteto consiste em projetarsistemas que devem satisfazer requisitos não-funcionais. No entanto, a Engenhariade Requisitos é limitada quanto a métodos de análise e derivação de requisitosnão-funcionais. Essa limitação, muitas vezes, obriga ao arquiteto a trabalharcom requisitos que carecem de métricas e valores-alvo. Isso dificulta o processode design, uma vez que desconhecer requisitos é o mesmo que desconheceros objetivos do design. Por este motivo, recomenda-se aos arquitetos que semprebusquem por requisitos que possuam valores e métricas bem definidos e,desta maneira, conheçam e possam medir os objetivos e o sucesso de seu design.
Todavia, nem sempre é possível trabalhar com requisitosbem definidos, uma vez que encontramos alguns problemas ao expressá-los. Osprincipais motivos da dificuldade de expressar requisitos não-funcionaissão os seguintes:
Mesmo sendo difícil lidar com os requisitos não-funcionais,é obrigação do arquiteto projetar o software de modo que, ao fim do desenvolvimento,este exiba os atributos de qualidade esperados pelos stakeholders .
Apesar de afirmarmos que o software possui requisitos não-funcionais Alguns autores preferem o termo requisitos de qualidade . a serem atendidos , é comum dizermos que o software exibe atributos de qualidade que atendem aos requisitos em questão. Portanto, atributosde qualidade estão mais relacionados aos objetivos já alcançados, enquanto requisitossão os objetivos propostos.
Podemos chamar de atributos de qualidade do software suas propriedadesexternamente visíveis. Essas propriedades podem se manifestar como:
Notification Switch
Would you like to follow the 'Arquitetura de software' conversation and receive update notifications?