<< Chapter < Page | Chapter >> Page > |
Divisão e conquista é uma técnica para resolução de problemas que consiste em decompor um problema em subproblemas menorese independentes a fim de resolvê-los separadamente, para que, posteriormente, as soluções sejam combinadas e formem a solução do problemainicialmente proposto.
A estratégia é baseada na ideia de que atacar um problema complexo por diversas frentes é mais simples e factível de resolução do que tentar resolvê-locompletamente de uma só vez. A técnica de divisão e conquista possui três etapas bem definidas:
Em Ciência da Computação, essa estratégia é muito utilizada no projeto de algoritmos e, normalmente, é instanciada através do uso de recursão, uma vez que os problemas devem ser decompostos e assoluções dos subproblemas devem ser combinadas ao final da execução para compora solução do problema inicial. Por exemplo, o algoritmo de ordenação mergesort se utiliza dessa técnica para ordenar uma sequência de inteiros de maneira eficiente. Esse algoritmo se baseia na idéia de quem dadasduas sequências ordenadas, é trivial ordená-las em uma única sequência. Portanto, a estratégia do mergesort é particionar uma sequência em várias subsequências até que seja trivial ordená-las, isto é, sequências de doiselementos. Por fim, o algoritmo combina as sequências em uma só sequência ordenada.
No entanto, como este livro foi escrito com foco em arquitetura de software, nada mais apropriado do que trazermos exemplos em nível arquitetural dos assuntos queabordamos. A estratégia de divisão e conquista também é aplicada constantemente em decisões de mais alto nível no projeto de software. Por exemplo, a decisãode organizar uma aplicação web em camadas nada mais é que dividir um problema maior em diferentes níveis de abstração, onde cada camada será responsável porimplementar um serviço mais básico e específico (apresentação, lógica de negócio e armazenamento).
Vários são os benefícios providos pela estratégia de divisão e conquista. No nosso exemplo, a divisão da arquitetura em camadas propicia a implementaçãode cada camada separadamente. Além disso, as camadas podem ser tratadas como componentes reusáveis de software, uma vez que implementam um serviço único ebem definido. Portanto, divisão e conquista também viabiliza o reuso de software.
Abstração é um princípio essencial para se lidar com complexidade. Esse princípio recomenda que um elemento que compõe o design deva ser representado apenas por suas características essenciais, de forma que permita a distinção de outros elementos por parte do observador. Como resultado, temos a representação de um elemento do design mais simples, uma vez que detalhes desnecessários são descartados, facilitando então o entendimento, comunicação e avaliação.
Notification Switch
Would you like to follow the 'Arquitetura de software' conversation and receive update notifications?